11 de janeiro de 2012

Vereador denuncia abandono nas obras do Carneirão

Toneladas de lixo e entulhos espalhados por todo o canto. Atrasos nos repasses de verbas, obras abandonadas, vestiários ocupados por mendigos e exploração de mão-de-obra infantil para fazer trabalho pesado e sem registro em carteira.

As denúncias publicadas em primeira mão pelo repórter Tiago Amorim, do blog Retratos de Catu, referentes ao estádio Antônio Carneiro, o Carneirão, em Alagoinhas, foram feitas pelo vereador Radiovaldo Costa Santos (PT) e encaminhadas ao Ministério Público Estadual (MPE); Ministério Publico do Trabalho (MPT); Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); Caixa Econômica Federal (CEF); Superintendência do Trabalho e Emprego da Bahia (SRTE) e Presidência da Câmara de Vereadores.

Radiovaldo acusa o prefeito de Alagoinhas Paulo Cesar (PDT) pelas irregularidades. O vereador também anexou aos processos fotos tiradas por ele na visita de inspeção que fez ao Estádio Carneirão no dia 5 de janeiro. "Se tudo que foi descrito acima já não bastasse, encontrei no gramado do campo, dois menores de 14 e um de 16 anos trabalhando no transporte e plantio de grama no campo. Segundo os mesmos, foram “contratados” por um cidadão conhecido por “Dico”, para receberem R$ 20,00 por dia de trabalho, sem alimentação, nem transporte, para 8 horas de trabalho com sol a pino". disparou.


Indagado pelo blog Retratos de Catu sobre as denúncias de exploração de trabalho infantil nas obras do Carneirão, o prefeito disse que "os adolescentes estavam junto com a caravana de um parque instalado provisoriamente ao lado do estádio e foram convidadas expontaneamentes para ajudar descarregar o caminhão da empresa que prestava o serviço da entrega das gramas". Ainda segundo o prefeito, a empresa foi notificada pelo conselho tutelar do município.

Nesta quarta-feira, o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, confirmou que as obras do Carneirão estão atrasadas e que o Atlético Alagoinhas irá mandar seus jogos no município de Serrinha.

“O Ferreirão, em Pombal, está descartado. Muitas melhorias precisam ser feitas e não terá tempo, com isso o Alagoinhas deve ir jogar em Serrinha, que já tem os laudos aprovados. Vamos fazer uma vistoria final para termos um ok”, confirmou o dirigente.


A empresa responsável pelas obras no Carneirão é a AMF Engenharia, que assinou o contrato 113/2011 com a prefeitura de Alagoinhas em 28/06/11 com a empresa AMF Engenharia e Serviços Ltda no valor de R$ 698.421,27. Segundo informações levantadas junto ao TCM, a empresa não recebeu nenhum pagamento da prefeitura até a presente data e no dia da visita do vereador, apenas um trabalhador da AMF se encontrava no estádio para tomar conta de equipamentos da empresa.
 
"Essa é uma obra que requer alguns detalhes, existe uma parte da arquibancada que estava há dez anos paralisada, destravamos o recurso da Caixa Econômica Federal, a empresa responsável retomou as obras, recebemos a primeira parcela, mas a Caixa demorou de repassar a segunda", rebateu o prefeito Paulo Cesar.
Segundo o gestor, se tudo ocorrer dentro do previsto, as obras serão entregues nas primeiras semanas do Campeonato Baiano de Futebol. "Estamos recuperando o gramado e vamos recuperar toda estrutura para que os orgãos competentes possam apresentar os laudos para liberação do estádio ainda no campeonato de 2011", prometeu o prefeito.

Fonte: Galáticos Online

3 comentários:

  1. Elles só querem mamar nas tetas do Estado...

    ResponderExcluir
  2. É incrível como uma cidade que respira futebol e o Atlético, que é Alagoinhas, possa sempre ter esses problemas com relação ao Estádio Antônio Carneiro.

    ResponderExcluir
  3. e rapaz esse prefeito e uma merda. tão toma a frente de nada. tem que colocar uma prefeita em alagoinhas pq esse e froxo

    ResponderExcluir