7 de março de 2013

Atlético-BA e a busca vazia por "terceira força" na Bahia

Há anos, se ouve a conversa na imprensa de que “o futebol da Bahia precisa ter uma terceira força”. Em tese, um time que todo ano brigue pelo título estadual, represente os baianos em divisões inferiores do Campeonato Brasileiro, tenha orçamentos equilibrados e torcida enchendo o estádio. O fato é que, desde que comecei a ouvir esta teoria, isto nunca aconteceu.
Nos últimos dez anos apareceram clubes que, como meteoros, acendiam a chama da “terceira força” nos microfones baianos. Quem não se lembra do Palmeiras-Nordeste, um modelo de gestão esportiva no interior? E o Ipitanga, grande revelador de talentos? E o Vitória da Conquista, com um presidente jovem e metas ousadas? E o Bahia de Feira, campeão estadual e com estrutura invejável? Nenhum destes conseguiu sequer mostrar algo de positivo na última divisão do Campeonato Brasileiro, e não conseguem lotar seus estádios com campanhas consistentes.
Se essa teoria fosse viável na Bahia, sempre achei que o Fluminense de Feira de Santana seria o primeiro candidato. Clube com tradição, torcida fiel, rivalidade forte com a dupla BaVi, morador de uma das cidades mais fortes economicamente do Nordeste. Dois títulos estaduais, CT próprio, blá blá blá… tudo no campo da teoria. O Fluminense, há decadas, não consegue ser sombra de um clube que honre as suas próprias cores. Pelos mesmos motivos, destacaria o Atlético de Alagoinhas. Pura ilusão.
No próximo final de semana, um dos dois cairá para a segunda divisão do Campeonato Baiano. E, a depender do que faça o Botafogo, os dois poderão morrer abraçados. Reflexo de administrações equivocadas, amadoras e sem nenhum compromisso com as histórias de ambos. O Fluminense já havia sido rebaixado em 1998, enquanto o Atlético caiu nos anos de 1992 e 1995. São duas décadas de temporadas cercadas, em sua maioria, por incompetência.
A busca pela “terceira força no futebol da Bahia” torna-se vazia com tantos exemplos ruins. Enquanto a mentalidade dos dirigentes, muitas vezes ligados escancaradamente a administrações públicas ou sem nenhuma expertise em planejamento esportivo, for esta, não existirá um clube de futebol forte no interior baiano. E o pior: os tradicionais, os que levam torcedor ao estádio, que mantêm a chama da tradição acesa no Estadual, pateticamente destroem as esperanças dos mais otimistas.
Matéria: Ibahia

7 comentários:

  1. Não sei quem escreveu essa matéria, mas deve ser um pesimista ou algo assim, amigo você deveria se especializar um pouco mais, pois o problema não esta na gestão e sim na continuação da gestão.
    Concordo quando é falado sobre serem administrados por pessoas com interesses politicos mas só isso, o que se precisa aqui é uma maior oportunidade aos clubes do interior, pois onde já se viu um modelo de campeonato que em 8 jogos você é rebaixado isso não é um campeonato e sim um torneio de férias, então amigo se você é Baiano e tem um veiculo como esse para passar informações, não denigra o seu estado e sim ajude a melhorar pois se todos acompanharem seus pensamentos serão eternamente derrotados...

    ResponderExcluir
  2. Materia meu caro é do site IBAHIA se é que vc prestou atenção no final, e outra, a materia num fala desse campeonato nem de gestão atual, é coisa que vem acontecendo todos os anos, releia a materia e se informe melhor meu chapa.
    otario....

    ResponderExcluir
  3. a materia do site ibahia ta certa mesmo, futebol baiano é bahia e vitória, nossos clubes do interior tão nesse ai desde o inicio da historia do futebol baiano e ate os dias de hoje não surgiu uma grande força no interior

    ResponderExcluir
  4. Pôxa Vida, eu que vivo aqui em SAMPA desde de 1977. Vi o fluminense ser considerado a terceira força da Bahia. Ai Surgiu o ATLÉTICO, CARCARÁ,pareçendo que seria a terceira força da BAHIA!!!. Hoje estar ai esta instituição numa draga. Acredito que é falta de competencia dos administradores. Mas também, falta um bom apoio dos POLITICOS da cidade. E isso é uma pena. Obgd...

    ResponderExcluir
  5. Saudade de Merica, Dendê e Pompéia... tempos em que eu me converti à torcida do Carcará... e acreditava que um dia ele poderia ser mesmo campeão. Se a sorte não se virar, devemos mesmo cair mais uma vez. Torcer prá retornar o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  6. VAMOS ACORDAR!!!!!!!!!A CULPA É DA FORMULA DA COMPETIÇÃO,ELES SÓ VISAM BAHIA E VITORIA E ATÉ MESMO O VITORIA TEM DOIS TIMES NO CAMPEONATO QUE É O BOTAFOGO PARA AJUDAR AO RUBRO NEGRO.

    ResponderExcluir
  7. Pois é.. tomara q no fim esse botafogo caia e fique o Carcará!!!

    ResponderExcluir